Dengue, Chikungunya e Zika
Diferenças entre a Dengue, Chikungunya e Zika
O mosquito do gênero Aedes é responsável por transmitir diversas enfermidades
O Brasil é um país que apresenta variações climáticas, com predominância a dias quentes e úmidos. Tal característica é favorável para que uma grande quantidades de insetos se estabeleça em nosso país, como é o caso do mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve, principalmente, em zonas tropicais e subtropicais com abundância de água.
Os mosquitos são os vetores de doenças como a dengue, a Chikungunya e a Zika que apresentam sintomas semelhantes e, por isso, dificultam o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para um diagnóstico mais preciso.
A dengue é, sem dúvidas, a doença mais grave quando comparada com as demais. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a Dengue pode provocar hemorragias que levam à morte. Casos extremos são muito raros, mas, a doença em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.
Já a Chikungunya também causa febre e dores no corpo, principalmente nas articulações. Na dengue, as dores musculares são predominantes. Alguns sintomas da Chikungunya duram em torno de duas semanas e as dores articulares podem permanecer por vários meses.
Por fim, temos a Febre Zika, doença causadora dos sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa. Olhos avermelhados e coceira são características certas, sintomas muito confundidos com alergia. Normalmente a Zika não causa morte e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale ressaltar, que a Febre Zika relaciona-se com uma síndrome neurológica, conhecida como síndrome de Guillain-Barré que causa paralisia e também microcefalia em fetos.
O tratamento da Dengue, Chikungunya e Zika é praticamente o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para nenhuma dessas enfermidades. Recomenda-se que nos três casos o paciente permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.