Preciso fazer exames de sangue; posso ir ao banheiro para urinar?

Sim. Para exames de sangue n√£o h√° necessidade de reter a urina


Posso ingerir café antes da coleta de sangue?

N√£o. O caf√©, mesmo ingerido sem a√ß√ļcar, pode interferir no resultado de exames porque a cafe√≠na que ele cont√©m causa libera√ß√£o de horm√īnio.


Posso fumar antes de fazer exame?

N√£o, n√£o pode. O fumo interfere em diversos exames laboratoriais, n√£o se devendo fumar no dia do exame.


Por que quando se tira sangue para exame, às vezes o local fica roxo?

Porque ocorre extravasamento de sangue para fora da veia. Isto pode ocorrer em caso de veia fina, veia com fragilidade de parede, falta de compressão no local da punção e uso de medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.


Por que para os exames de horm√īnio recomenda-se realiz√°-los conforme ciclo menstrual?

Apenas os horm√īnios que sofrem flutua√ß√£o na depend√™ncia do dia do ciclo menstrual, como o LH, FSH, estradiol e progesterona, √© que necessitam ser feitos com esta recomenda√ß√£o.


Por que o esforço físico interfere no exame Glicemia?

A glicemia reflete a quantidade de a√ß√ļcar no sangue que, por sua vez, √© uma fonte de energia de r√°pido aproveitamento pelo organismo. Sempre que o organismo precisar de mais energia - esfor√ßo f√≠sico, stress - ocorrer√£o altera√ß√Ķes importantes nas velocidades de produ√ß√£o e consumo de a√ß√ļcar. A maioria das vezes em que se faz dosagem de glicemia, queremos saber como est√° o n√≠vel basal, pois o valor de refer√™ncia diz respeito a esta situa√ß√£o. Portanto, a pessoa deve estar o mais pr√≥ximo poss√≠vel desta condi√ß√£o.


Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina elimina células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja contaminado com o que estiver na uretra.


Pode-se tomar remédio antes da coleta do exame?

Depende do remédio e de qual exame será feito. O ideal é realizar a coleta primeiro e em seguida tomar o medicamento.


Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

Alguns exames s√£o solicitados quando a pessoa est√° com gripe, resfriado ou febre justamente para avaliar o quadro cl√≠nico. Entretanto, em algumas situa√ß√Ķes, a doen√ßa pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metab√≥licos e imunol√≥gicos. Por cautela, consulte o seu m√©dico ou o laborat√≥rio antes de fazer o exame.


Para retirar resultado do exame via Interntet basta acessar a página do laboratório?

Não. O acesso a resultados via Internet é através de senha que deve ser solicitada no ato do cadastro dos exames.


Para realizar exame de urina, é necessário aguardar algum tempo caso tenha tido relação sexual?

Além de se realizar uma boa higiene da região genital, é recomendado que se tenha urinado, pelo menos, duas vezes após a relação sexual a fim de se eliminar possível contaminação da amostra com esperma.


Para fazer exames por convênio pode-se coletar em qualquer unidade ou somente na matriz?

O atendimento por convênio ou particular pode ser feito em qualquer unidade, porém, alguns exames são coletados apenas na Matriz e outros apenas na Unidade Santa Catarina.


Para alguns exames meu m√©dico dispensa jejum e pelas instru√ß√Ķes do Laborat√≥rio, √© necess√°rio. Qual orienta√ß√£o devo seguir? E por que esta diferen√ßa de informa√ß√Ķes?

Os exames laboratoriais refletem o estado fisiol√≥gico do indiv√≠duo no momento da coleta da amostra. Para que o resultado possa auxiliar em alguma tomada de decis√£o, ele deve ser comparado a um valor ou intervalo de refer√™ncia. Quando o resultado obtido estiver dentro do intervalo de refer√™ncia, assume-se como normal; quando estiver fora, sugere alguma anormalidade. Mas n√£o s√£o apenas as doen√ßas que causam estes desvios. Algumas varia√ß√Ķes consideradas fisiol√≥gicas podem resultar em valores aparentemente alterados. Uma das causas mais freq√ľentes √© o fato do indiv√≠duo n√£o estar em condi√ß√Ķes compar√°veis com as utilizadas para a defini√ß√£o do intervalo de refer√™ncia, como por exemplo, sem o tempo de jejum adequado. A boa pr√°tica laboratorial recomenda que, para a maioria de exames de sangue, a coleta seja realizada ap√≥s um per√≠odo m√≠nimo de quatro horas de jejum para o indiv√≠duo adulto. Crian√ßas e rec√©m-nascidos devem ter este prazo reduzido ou at√© mesmo abolido, dependendo de cada situa√ß√£o cl√≠nica. Para cada exame, por√©m, pode haver necessidade de orienta√ß√£o espec√≠fica. Desta forma, neste como em outros aspectos do atendimento m√©dico, as regras n√£o podem ser generalizadas e aplicadas rigorosamente. Cada paciente, cada exame e cada situa√ß√£o devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados.


Outra pessoa poder√° retirar meus resultados sem comprovante e independente de qual exame tenha feito?

Não. Outra pessoa poderá retirar os resultados de alguns exames desde que apresente o comprovante. Alguns exames necessitam de sua autorização, dada no momento do cadastro do exame, para que outra pessoa possa retirar os resultados.


Os coletadores da coleta externa s√£o especializados em coleta infantil?

A equipe de coletadores está treinada para diversos tipos de coleta, porém, para crianças com menos de 02 anos de idade, recomendamos a coleta no laboratório, pois tanto o móvel utilizado quanto a iluminação da sala são mais adequados para coleta em crianças desta idade.


O que é um Antibiograma?

Antibiograma é um exame que verifica quais os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria isolada no material clínico analisado.


O que é a dieta habitual exigida por certos exames?

√Č a que voc√™ costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instru√ß√£o significa apenas o seguinte: n√£o mude a alimenta√ß√£o.


No caso de exame de urina, tem que ser a primeira da manh√£?

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas após permanecer 2 horas sem urinar para o exame Urina Rotina e 4 horas para o exame Cultura de Urina.


Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

Sim, pode. Entretanto, é importante comunicar o fato ao laboratório e ao seu médico porque alguns exames sofrem variação de resultado durante o ciclo menstrual.


Menstruação interfere nos exames?

Sim, mas apenas em alguns exames como, por exemplo, no exame de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida adotando-se dois cuidados: anti-sepsia da região genital e o uso de tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.


Exames que pedem jejum têm que ser feitos sempre de manhã?

Não, somente alguns. Se o tempo de jejum estipulado for obedecido, alguns exames podem ser colhidos à tarde.


Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

Não. Alguns exames, como o hemograma, pode ser feito após uma dieta leve. Já outros exames necessitam de 2 até 12 horas de jejum. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.


Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

Sim. Os exames laboratoriais s√£o padronizados para a realiza√ß√£o em condi√ß√Ķes ideais, bem definidas. √Č o que os m√©dicos chamam de condi√ß√Ķes basais. Assim sendo, testes feitos ap√≥s esfor√ßos f√≠sicos ter√£o eventualmente valores diferentes dos que se tem em condi√ß√Ķes de repouso.


√Č prejudicial coletar sangue de crian√ßa v√°rias vezes seguidas?

Não, desde que se tome o cuidado de se utilizar agulhas e tubos específicos para crianças a fim de que ocorra o menor trauma de punção possível e que se retire o mínimo de sangue necessário para a realização dos exames.


E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes.


Dói colher sangue para exame?

Normalmente, n√£o. Mas depende da sensibilidade de cada paciente e da destreza do atendente.


Cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

Sim, mas a amostra pode ser colhida desde que se faça uma higiene adequada da região genital e se use tampão vaginal para evitar a contaminação da amostra.


Como tem que ser a alimentação para os resultados de triglicérides serem confiáveis?

Voc√™ deve manter a sua dieta habitual nos 5 dias que antecedem a realiza√ß√£o do exame. √Č fundamental jejum de 12 a 14 horas para a coleta do sangue.


Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

Sim, especialmente o de enzimas hepáticas e triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera da realização do exame é suficiente para elevar os níveis de triglicérides, por exemplo, falseando os resultados. Por isso, o ideal é ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica antes da realização do exame.


Através do exame de Hemograma pode-se saber se está grávida?

Não. O exame para se saber se está grávida é um teste específico.


√Āgua interfere no jejum?



Não, não interfere, mas só se tomada com moderação. O excesso interfere em alguns exames.


A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.


Posso fumar antes de fazer exame?

De jeito nenhum, se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico. Nesses casos, não fume no dia do exame.


 
  Voltar
 
2014 © Copyright - EXAME - Medicina Laboratorial - Todos os direitos reservados.